Patrocinado por:

Alimentação

5 receitas de sopas que agradam os pequenos

Fotos: Shutterstock

Sopas deliciosas e ricas em nutrientes são uma ótima opção de cardápio nos dias mais frios

Com o inverno se aproximando, nada melhor do que uma sopinha para aquecer e alimentar toda a família. Essa opção, inclusive, é uma ótima oportunidade para as crianças comerem verduras e legumes, normalmente rejeitados pelas mais crescidinhas. É possível despertar a atenção dos pequenos com receitas saborosas e balanceadas, acrescentando ingredientes coloridos e divertidos, como, por exemplo, macarrãozinho em formato de brinquedos.

 

O preparo das sopas, a exemplo de outros alimentos destinados a bebês e a crianças, requer alguns cuidados especiais, como a escolha de ingredientes que não sejam muito gordurosos ou carentes de nutrientes. Detalhes como passar os legumes na peneira em vez de levá-los ao liquidificador fazem a diferença na refeição dos bebês, conforme explica a especialista em nutrição pediátrica e diretora da Nutri Materno, Camila Podete Luiz: “Bater os alimentos no liquidificador atrapalha o processo de desenvolvimento da mastigação do bebê e quebra as fibras alimentares. O mais indicado é passar tudo em uma peneira grossa ou, quando houver carne, triturar rapidamente no mixer”.

 

A especialista em nutrição clínica-funcional e editora do site A Nutricionista, Cristiane Mara Cedra, dá outras sugestões valiosas para o preparo das sopas. “Ferver bastante os legumes faz com que o caldo absorva bem as propriedades”. Ela também dá dicas para as mães que vivem ocupadas e sofrem da falta de tempo: “Pode-se fazer uma quantidade suficiente para congelar por até uma semana. Para descongelar, é recomendado aquecer a sopa em banho-maria ou mantê-la na geladeira de um dia para o outro – deixá-la fora favorece a multiplicação de bactérias”, afirma a especialista.

 

Durante o preparo, uma dica para reduzir a quantidade de gordura da sopa é forrar a panela com os legumes e só depois colocar a carne. Mas atenção: nesse caso, os legumes sugam toda a gordura da carne e, por isso, não devem ser consumidos.

 

Agora que você já sabe os cuidados que deve ter ao preparar as sopas para aquecer o inverno da criançada, veja cinco receitas saborosas e nutritivas.

 

 

Sopa de carne com abobrinha

Ingredientes

2 colheres (sopa) de carne moída

½ abobrinha

⅓ colher (café) de sal

1 colher (sopa) de macarrão

1 colher (chá) de cebola ralada

1 colher (sobremesa) de óleo de canola

 

Modo de preparo

Aqueça o óleo e refogue a carne e a cebola ralada. Acrescente a abobrinha e um copo e meio de água. Ferva. Junte o macarrão e o sal e cozinhe até que os ingredientes estejam macios e sem água. Amasse e ofereça à criança (a abobrinha pode ser substituída por chuchu, vagem, quiabo ou brócolis).

 

Sopa com feijão

Ingredientes

1 mandioquinha

½ colher (sobremesa) de óleo

1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de caldo de carne

Algumas folhas de espinafre cozidas

1 dente de alho amassado

1 colher (sopa) de feijão cozido

½ cebola picada

1 batata média

1 cenoura média

 

Modo de preparo

Frite o alho e a cebola no óleo até dourar. Junte a batata, a cenoura, a mandioquinha e o espinafre e refogue um pouco. Coloque o caldo de carne, a água e o sal e deixe cozinhar por 20 minutos. Depois coloque o feijão, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Retire do fogo, espere esfriar, passe na peneira grossa e sirva.

 

Sopa de ervilha

Ingredientes

2 xícaras de ervilhas frescas

3 xícaras de caldo de carne caseiro (pode ser substituído por caldo de frango caipira ou outro)

1 cebola pequena picada

2 colheres de sopa de manteiga

1 batata média picadinha

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Refogue as cebolas na manteiga. Junte as ervilhas e a batata. Mexa bem até as ervilhas começarem a ficar brilhantes. Adicione o caldo de carne e deixe cozinhar por 15 minutos, até que as ervilhas estejam cozidas, mas ainda com coloração “verde vivo”. Adicione sal a gosto. Espere esfriar um pouco e passe tudo para o liquidificador. Bata até obter uma mistura homogênea. Acerte a consistência a seu gosto com água filtrada. Devolva a sopa para a panela, junte duas colheres de sopa de creme de leite fresco e sirva imediatamente.

 

 

Sopa de legumes

Ingredientes

¼ de abóbora

1 cebola

2 cenouras

2 tomates

1 chuchu

1 envelope de caldo de galinha sem gordura

2 xícaras de água

 

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes cortados em pedaços grandes na panela de pressão. Após a fervura, conte 10 minutos e apague o fogo. Tempere a gosto, usando sal, molho de soja, alho e orégano.

 

Sopa de fubá

 

Ingredientes

1 copo de fubá

1 litro de água

2 dentes de alho

4 ovos

3 folhas de couve

Temperos a gosto

Azeite suficiente para fritura do alho

 

Modo de preparo

Frite o alho em azeite em uma panela alta e reserve. Misture o fubá com um pouco de água até formar uma pasta. Depois, junte essa pasta ao alho já frito, ligue o fogo e vá colocando o restante da água. Coloque temperos a gosto. Mexa bem e deixe cozinhar em fogo alto, quando começar a fazer bolhas coloque os ovos espalhados na panela, baixe o fogo e aguarde mais uns 5 minutos até que a gema cozinhe. Retire do fogo, rasgue a folhas de couve irregularmente jogue na sopa.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra



Comentários

janete - 16/06/2011

nossa!! que delicia de papinhas meu filho adorou todas indico para todos os bebes...

silvana - 08/07/2011

essas sopinhas são maravilhosas...meus filhos adoram.

rosangela - 25/07/2011

amei essas receitas facíes e deliciosas, parabéns.

renata - 17/06/2013

receitas boas mas a inclusão de tes de caldo de carne aumenta muito a quantidade de sódio.

danile - 02/07/2013

meu bb gostou muito mas, substituir a mandioquinha por abobora hummmm

andreia goes - 14/02/2014

gostei mas sugiro não incluir caldo de carne q não é saudável nem para os adultos...

  • 1 de 1
  • 1
Floco de gelo

Veja Também

» Conheça o Terra em outros países
Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2011, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial