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Alimentação

Alimentação equilibrada ajuda a evitar resfriados

Fotos: Royalty Free

Uma dieta rica em vitaminas é essencial para fortalecer o organismo contra esse tipo de problema

Nariz escorrendo, espirros, dor de garganta, cansaço. É só o inverno chegar que começam as reclamações típicas desta época do ano. Gripes e resfriados são os problemas mais comuns. Para aliviar os sintomas dessas doenças, comprimidos estão sempre à mão. Entretanto, uma dieta equilibrada é o segredo para manter o mal-estar longe.

 

Carla Gonzáles Rossini, especializada em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que uma alimentação saudável aumenta a imunidade do organismo e cria defesas que podem evitar gripes e resfriados. “Os alimentos ricos em vitaminas são fundamentais para estimular a resistência contra infecções do corpo e fortalecer o sistema imunológico”, afirma.

 

A vitamina C é o antioxidante mais conhecido da maioria das pessoas, principalmente quando o assunto é o combate à gripe ou ao resfriado. Ela está presente nas hortaliças de folhas verde-escuras, como a couve e o brócolis, e em frutas cítricas, como a laranja, a acerola, o caju e o kiwi.

 

“A ingestão desses alimentos deve ser diária, já que o corpo humano não sintetiza essa vitamina”, afirma a nutricionista. Porém, é importante ressaltar que o consumo em grandes quantidades pode causar náuseas, cólicas e diarreias. Portanto, não adianta exagerar na dose.

 

Outro importante nutriente que ajuda a evitar os incômodos dos meses mais frios do ano é a vitamina E, encontrada nos óleos vegetais, como os de girassol, palma, milho, soja e oliva, e em amêndoas, nozes e castanhas. Esses alimentos são bastante gordurosos e devem ser ingeridos com moderação.

 

O pediatra Alessandro Danesi, de São Paulo, comenta que uma alimentação equilibrada aumenta a imunidade do corpo, mas nenhum estudo comprova a eficácia desses nutrientes. “Uma dieta equilibrada ajuda a prevenir algumas doenças, mas não garante que a pessoa fique imune. O ideal é comer bem e tomar bastante líquido, de preferência sucos naturais, chás e água”, diz.

 

Confira, abaixo, algumas receitas para fortalecer o seu corpo e manter as gripes e os resfriados bem longe.

 

Chá de limão com mel
Ferva 1 litro de água. Desligue o fogo e adicione seis colheres de sopa de mel e suco de 5 limões.

Chá de menta
Aqueça 1 litro de água, mas desligue antes de ferver. Adicione 3 colheres de sopa de folhas de menta e 8 cravos. Abafe durante cinco minutos antes de tomar.

 

Suco de acerola e caju
Ingredientes: 100 g de acerola, 250 g de caju e mel. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coe e sirva-se.

Suco de abacaxi com limão e ervas

Ingredientes: ½ abacaxi, 8 ramos de agrião com talo e folhas, 3 rodelas de gengibre, 2 limões descascados, 6 folhas de hortelã, 3 copos de água. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coe e adoce com mel.



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