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Para a mamãe

Saiba por que a gestante enjoa

Fotos: Shutterstock

Não existe milagre para evitar o mal-estar, mas cuidados com alimentação podem suavizar os sintomas

As transformações físicas da mulher são pouco evidentes no início da gestação. Entretanto, é nesse período que o organismo trabalha de forma mais intensa para dar as condições necessárias ao desenvolvimento do bebê. Sintomas como enjoos, sonolência e dor nos seios são os mais comuns entre as futuras mamães, mas as náuseas estão no topo da lista de reclamações.

 

Daniela Schmitz, ginecologista e obstetra do Hospital São Camilo, de São Paulo, explica que a causa dos enjoos é a elevação do nível de hormônios no primeiro trimestre de gravidez. “A produção do hormônio HCG (sigla em inglês para Gonadotrofina Coriónica Humana), responsável por estimular os ovários a produzirem progesterona e estrógeno, aumenta consideravelmente e provoca ânsia e vômitos. Porém, duas mulheres com o mesmo nível de HCG podem apresentar sintomas diferentes”, afirma.


Samantha Pacca, mãe de Matheus, de 8 anos, lembra que, durante a  gravidez, não podia sentir o cheiro do próprio creme hidratante e do perfume que usava que enjoava. “Não chegava a vomitar, mas me sentia muito mal. Até hoje não suporto aqueles odores”, comenta.

 

Apesar de não serem muito comuns, há casos que necessitam de medicação e algumas mulheres chegam a tomar soro por estarem desidratadas. O mal-estar costuma desaparecer no quarto mês, quando os hormônios se equilibram e não existe nada que se possa fazer para evitar a ânsia. No entanto cuidar da alimentação ameniza bastante problema. Segundo Daniela, é comum que as grávidas enjoem mais durante a manhã porque elas ficam muito tempo em jejum. Tomar café da manhã antes de escovar os dentes, por exemplo, evita que muitas mulheres passem mal.

 

Comer de 3 em 3 horas ameniza enjoos

Outra medida fundamental para evitar o vômito é fracionar as refeições. “O ideal é comer pequenas porções a cada 3 horas para não sobrecarregar o estômago”, diz a especialista. Isso porque a progesterona diminui o ritmo dos movimentos gastrointestinais, fazendo com que a comida permaneça no estômago por mais tempo.

 

Alimentos leves, com pouca gordura e temperos, são os mais indicados. As frutas como abacaxi, kiwi, laranja e limão são boas opções para os lanches entre as refeições. Já os biscoitos de água e sal são ótimos aliadas para qualquer momento por conter carboidratos. O gengibre funciona para muitas mulheres, seja em forma de chá, seja em biscoitos. Evitar odores fortes, como produtos de limpeza, perfumes e xampus também aliviam o desconforto.



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Comentários

rosy oliveira - 27/06/2011

ola estou com cinco meses e ainda não passou os enjoos então não acredito que com quatro mes passa.

amanda souza - 24/09/2013

estou de 5 semanas e 2 dias. não vomitei ainda, mas enjoo todo dia!

fernanda ribeiro - 22/10/2013

nossa, estou com 6 semanas.. estou sentindo bastante náuseas, sem vomito, e muita dor de cabeça...

adrielle moraes - 05/12/2013

eu sinto muita azia mesmo agora no fim do primeiro trimestre

suelen suelc - 11/02/2014

estou de 20 semanas e ainda enjôo muito e com vômito, estou enjoando de tudo até de água!

lucimeres coelho - 12/02/2014

olá, tb estou enjoando muito.queria me sentir mais feliz por esta grávida mas parece q estou doente

janaina - 11/03/2014

nao aguento mais enjoo de tudo estou de 11 semanas parece q não acabar.....to ficando fraca me ajuda

thais - 27/04/2014

estou com 6 semanas e sinto muito enjoo,não chego a vomitar mais passo muito mal.

fernanda - 03/05/2014

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