Patrocinado por:

Para a mamãe

Tomar sol nos seios fortalece a pele dos mamilos

Fotos: Shutterstock

Existem muitos mitos sobre a preparação dos seios para amamentar. Confira o que os especialistas recomendam

Muitas mulheres reclamam de dor no mamilo quando estão amamentando e buscam soluções para tal desconforto. Nessa hora, não faltam recomendações de amigos e parentes, como a velha dica de esfregar a região mamária com uma bucha vegetal. No entanto, não há comprovações científicas sobre os benefícios de práticas como essa. O único método eficaz na opinião de especialistas é fazer uso da luz solar. Tomar sol nas mamas durante a gravidez por 15 a 20 minutos diários fortalece a pele dos mamilos. É importante lembrar que o horário do banho de sol deve ser sempre antes das 10h ou depois das 18h, quando a intensidade dos raios solares está mais amena.

 

Segundo Edílson Ogeda, ginecologista e obstetra do Hospital Samaritano de São Paulo, as pseudossoluções para dores nos mamilos, muito incentivadas no passado, atualmente são consideradas ineficazes e até prejudiciais. “Normalmente, a mulher passa a bucha vegetal ou mesmo uma toalha nos seios para aumentar a espessura da pele dos mamilos e, assim, evitar rachaduras na ocasião do aleitamento”, diz. Ele explica que isso pode promover a escarificação (ou esfoliação) dos mamilos antes mesmo do final da gravidez, aumentando a chance de traumas mamilares e complicações mais graves, como a inflamação na região (mastite). Quem estiver com esse problema deve tomar medicamentos com a orientação de médico. A mastite, entretanto, não impede o aleitamento materno.  

 

Não é preciso preparar os seios para amamentar

A mulher também pode usar cremes hidratantes nas mamas durante toda a gestação, principalmente porque elas crescerão na gravidez e mais ainda após o parto, no período do aleitamento. “O uso do hidratante é indicado para prevenir estrias, mas deve ser evitado nas auréolas e nos mamilos”, ressalta Ogeda. Isso porque o próprio corpo libera uma secreção que protege a área, e o uso do creme bloqueia essa produção. Tomar banho com água muito quente também tira a proteção gordurosa dos mamilos; o ideal é utilizar sempre água morna. Além disso, não é preciso higienizar os seios antes de amamentar. Colocar algumas gotas do próprio colostro – leite dos primeiros dias pós-parto – ou do leite materno nos mamilos é mais do que suficiente.  

 

Casos de rachaduras nos mamilos durante a gravidez não são frequentes, mas, caso ocorram, não é recomendado passar vaselina no local. “O médico é quem avalia se a região deve ser tratada. Muitas vezes, é preciso somente observar a rachadura para um restabelecimento espontâneo”, afirma Ogeda. Para José Domingos Borges, ginecologista do Hospital Nove de Julho, o corpo deve ser mantido o mais natural possível: “Não há necessidade de preparar os seios para amamentar. A mama se desenvolve normalmente durante o crescimento do bebê na barriga da mulher”, diz.  

 

Quando usar a concha de amamentação

Outra dúvida comum diz respeito às conchas de amamentação. Elas ajudam a estimular o bico do seio durante a gestação, entretanto são indicadas para quem tem mamilos invertidos, que são para dentro. A concha é colocada entre o sutiã e o seio e faz uma leve pressão para o bico sair. O corretor de mamilo também auxilia na exteriorização do bico e seu manuseio é simples. Ambos os produtos são eficazes para que o bebê não tenha dificuldade durante a amamentação.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra



Comentários

lana - 22/05/2011

estou gestante de tres meses e tenho mtas duvidas mto bom ter esses assuntos disponiveis, obigada!

michel - 22/05/2011

mamilos! são muito polêmicos.

daniele - 26/05/2011

eu sofri mto na amamentação da primeira filha. agora vou adotar a sugestão de tomar sol nos mamilos.

adriana santiago pires oliveira - 02/08/2011

uma amiga falou pra eu usar casca de banana,colocar no mamilo,isso funciona??

  • 1 de 1
  • 1
Floco de gelo

Veja Também

» Conheça o Terra em outros países
Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2011, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial