Patrocinado por:

Seu filho

Saiba qual é o sabão ideal para lavar a roupa do bebê

Fotos: Shutterstock

Dê preferência aos tipos neutros e de coco, além dos produtos dermatologicamente testados específicos para o público infantil

Alguns detalhes na vida de uma mãe jamais passaram pela cabeça antes da gestação. E, quando o filho está para nascer, as dúvidas parecem não ter fim. Por exemplo: será que já chegou a se perguntar qual sabão seria mais apropriado para lavar a roupa do bebê? É uma dúvida bastante coerente para quem se preocupa com a saúde da criança e tem receio de que ela fique com alergias na pele.

 

A boa notícia é que é simples, rápido e fácil lavar as roupas dos bebês. A partir do sétimo mês de gravidez, já se deve começar a lavar o enxoval, pois, se a mãe for fazer isso, ela ainda tem energia de sobra, ao contrário dos dois últimos meses, quando o peso da barriga a deixará um pouco mais cansada. Além disso, o bebê sempre pode nascer antes do tempo e as roupas, mesmo sendo novas, podem conter poeira, ácaros ou fungos, que podem irritar a pele do pequeno.

 

Higienizando de maneira correta as roupinhas, as fraldas e os lençóis, é muito provável que o bebê fique livre de qualquer tipo de reação alérgica na pele.

 

Coco e neutro são boas escolhas

O velho e bom sabão de coco ainda é o mais recomendado pelos especialistas.

“As roupas do bebê devem ser lavadas com sabão neutro ou de coco em barra, de preferência a mão e separadas das roupas da família. Os grandes vilões são o sabão em pó e os amaciantes, que contêm substâncias que costumam dar mais alergia na pele da criança”, diz o pediatra Luciano Borges Santiago, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Segundo o médico, famílias com pele mais clara tendem a ter cútis mais sensível e devem prestar mais atenção às lavagens.

 

Gheisa Baldessim, mãe de Antônio, de 2 anos, lavou as roupas do filho a mão até ele completar oito meses de idade. “Minha maior preocupação era que ele tivesse alguma reação alérgica com o contato dos tecidos. Por isso, segui os conselhos da minha mãe: lavava as roupas dele separadamente e a mão, sempre com sabão de coco ou neutro. Mesmo sendo clarinho, ele nunca teve alergia”, conta ela.

 

Enxágue bem e evite resíduos

A dermatologista Giuliana Wurthmann, de São Paulo, formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, aconselha que as roupas do bebê sejam sempre lavadas com sabão de coco ou neutro, como o de glicerina, e enxaguadas abundantemente. “É preciso enxaguar bem as roupinhas da criança para não deixar resíduos. Sabão em pó, amaciantes e alvejantes devem ser evitados, especialmente nos primeiros meses, pois podem desencadear alergia na pele”, explica.

 

Segundo a médica, até os dois anos é comum haver irritações na pele do bebê, que é muito fina e, por isso, está vulnerável. “Na maioria das vezes, a irritação da pele é causada pelo aumento da temperatura e pela umidade, e, em geral, se inicia com o avermelhamento da pele, fazendo surgir o que se chama popularmente de assadura”, afirma.

 

Se o bebê tiver qualquer reação na pele, a recomendação é consultar um médico para receber as devidas orientações. Qualquer produto, caseiro ou não, pode piorar a lesão que o bebê apresenta e só um especialista pode indicar a pomada ou o remédio necessário.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra



Comentários

wilma von gilsa - 02/06/2011

a matéria veio em momento certo. vou lavar as roupas da minha netinha cecília que está para nascer .

  • 1 de 1
  • 1
Floco de gelo

Veja Também

» Conheça o Terra em outros países
Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2011, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial