Patrocinado por:

Seu filho

É hora de sair de casa com o recém-nascido

Fotos: Stockphoto

Os primeiros passeios devem ser regrados; parques, praças e ruas tranquilas são locais recomendados

O bebê sai do hospital e vai para casa. Tudo para ele é novo: olfato, tato, paladar e audição. Nesse momento, começa a fase de adaptação, em que ele irá conhecer um novo mundo e uma nova rotina. Enquanto isso, os pais não veem a hora de levá-lo para passear, nem que seja dar uma voltinha apenas. Porém é preciso atenção. “Os primeiros passeios do bebê só devem ocorrer após um mês de vida”, diz o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio-Libanês.

De acordo com o especialista, esse tempo de espera é indicado justamente para que o recém-nascido complete a primeira fase do processo de adaptação, período em que a própria mãe ganha mais confiança no cuidado com ele. Após um mês, ela já se sente mais segura para acompanhar o filho em novas situações, como nos passeios pelo bairro.

Questão de bom-senso
Além de prazerosos, os passeios cumprem um papel de extrema importância, pois, neles, o bebê tem acesso a novos estímulos visuais e auditivos. “Nesse sentido, os passeios atuam como benefícios para o sistema neurológico da criança”, explica Alessandro.

Isso permite afirmar que, depois do primeiro mês, todos os passeios estão permitidos? A resposta é não, conforme ensina o pediatra: “A mãe deve evitar locais fechados, especialmente com aglomerações, onde o risco de contrair doenças é muito maior”. Por isso, praças, parques, ruas tranquilas e clubes são os lugares ideais para os primeiros passeios com o bebê.

Depois de completar três meses de vida, o bebê já pode ser levado a shoppings, por exemplo. Já os bufês infantis devem ser evitados até os seis meses.

Hora certa
O horário escolhido para os passeios também merece atenção. O início da manhã (entre 8h e 10h) e o final de tarde (entre 16h e 18h), quando a temperatura está mais amena, são os mais aconselháveis.

O pediatra faz, todavia, um alerta importante: “Evite sair se estiver muito quente ou muito frio”. A regra é a mesma para o agasalho: “Não agasalhe demais a criança nem menos que o necessário, e sim de acordo com a temperatura”.

8 itens que não podem faltar na mala de passeio do bebê

1. Uma muda de roupa para troca completa;
2. Fraldas descartáveis;
3. Lenços umedecidos;
4. Água;
5. Mamadeira (se não estiver amamentando);
6. Chupeta (se já usa);
7. Fraldas de algodão para higienização;
8. Pomada para assaduras.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra



Comentários

elson de jesus - 11/10/2013

parabéns,pela as orientações agora estamos mais a vontade para passear com nosso lindo levi.

  • 1 de 1
  • 1
Floco de gelo

Veja Também

» Conheça o Terra em outros países
Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2011, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial