Patrocinado por:

Para a mamãe

Como tornar o teste de farmácia mais confiável

Fotos: Shutterstock

Confira os tipos de teste de gravidez existentes no mercado e saiba o que fazer para que o resultado seja mais assertivo

Assim que percebe o atraso menstrual, a mulher não tem dúvida: corre para a farmácia à procura de um teste de gravidez confiável. Centenas de produtos desse tipo estão disponíveis e a maioria promete 99% de precisão no resultado. Mas, será que são dignos de confiança? Especialistas dizem que sim, desde que respeitadas as orientações dos fabricantes.

“Na maioria das vezes, o teste de farmácia acerta o resultado, já que funciona com uma precisão de 99%. Alguns cuidados, como realizá-lo na época certa, verificar o prazo de validade e seguir o passo a passo indicado na bula, são formas de obter resultados mais confiáveis”, afirma Daniela Bachiega, consultora farmacêutica do Conselho Nacional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRFSP).

Como funcionam
O testes de farmácia atuam na identificação do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), produzido em alta escala assim que ocorre a fecundação do óvulo e detectado em amostras de urina.

Entre as diversas marcas comercializadas, existem dois tipos principais: os testes que usam fitas e os de caneta. No primeiro, a mulher recolhe a urina da manhã em um recipiente reservado e, nele, mergulha a fita reativa que apontará o resultado em traços coloridos, que podem surgir minutos depois confirmando a gravidez.

Já os testes de caneta trazem a mesma tira envolvida em um dispositivo plástico, no qual a mulher pode urinar diretamente e aguardar o resultado em seguida. Daniela enfatiza que, independentemente do tipo de exame de farmácia escolhido, a forma de usá-lo, seguindo atentamente os passos descritos na bula, é o que determina a sua eficácia.

Confira cinco perguntas e respostas que especial Vida de Bebê preparou sobre o tema para não deixar nenhuma dúvida no ar.

Depois de quanto tempo de atraso menstrual o teste deve ser feito?
Especialistas garantem que o melhor momento para fazer um teste de gravidez de farmácia é cerca de uma semana após a data prevista para a menstruação.

É verdade que a primeira urina do dia tem maior concentração de HCG, por isso é a mais indicada para o teste?
Sim, mas não é apenas isso que conta para eficiência do teste. É importante se assegurar de que o produto esteja dentro validade apontada na embalagem e cumprir, à risca, o passo a passo indicado pelo fabricante.

Em quantos minutos o resultado pode ser constatado?
A maioria dos fabricantes afirma que os resultados se confirmam em cinco minutos, porém, para a obtenção de resultados positivos, a espera poderá ser de até dez minutos.

Se a tira não apresentar coloração intensa, pode significar gravidez?
Sim. O teste de gravidez de farmácia só aponta resultado positivo se houver níveis detectáveis do hormônio HCG na urina.

Seguindo todas as orientações, o resultado é totalmente seguro?
Não. Um resultado negativo de farmácia nem sempre significa que a mulher não está grávida. Se a menstruação não aparecer, ela deve se consultar com o ginecologista.

“Como a própria bula sugere, nenhum deles oferece 100% de precisão. Sendo assim, a minha sugestão é que, diante de qualquer suspeita, a mulher sempre confirme o resultado junto ao ginecologista, realizando o teste de sangue”, conclui a consultora.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra



Comentários

barbara elisanjela ernesto cardoso - 03/05/2012

esse saite e otimo me ajudo muit eu ach que estou gravda

vanessa - 25/07/2013

bom a minha mestruação desceu um dia só e poquinho e depois não venho mais, posso estar gravida?

camila - 16/10/2013

se a urina não for a primeira do dia corre o risco do resultado dar errdado??

susana - 21/10/2013

hoje faz 5 dias que minha menstruação esta atrasada fiz um test hje deu negat. poss estar gravida?

thais - 02/11/2013

mes passado ñ desceu,hj fis um teste d farmacia,e deu positivo..sera k esta errado?

mariellen leal - 18/11/2013

minha menstuaçao esta atrasada era pra ter vindo dia 10/11/13 mas ate agora nada posso estar gravida

franciane - 28/11/2013

ola...eu ja tenho um filho de 5 aninhos e estou ansiosa para engravidar dinovo.... vou fazer o teste... mas estou com medo de dar negativo...

sheila dias - 02/01/2014

fiz 3 testes e todos confirmaram uma gravidez...estou anciosa para fazer o de sangue confirmando

mariana - 16/01/2014

olá , minha menstruação mes passado veio pouquinha , esse mes ainda não desceu,

sabrinagrau - 18/01/2014

nw tomei mais injeção, não veio mais, faz 1 mês..fiz um teste deu negativo.mas ainda não veio?

Floco de gelo

Veja Também

» Conheça o Terra em outros países
Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2011, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial