Patrocinado por:

Seu filho

Descubra o que provoca o xixi na cama

Fotos: Stockphoto

A enurese infantil é considerada normal até os 5 anos caso não esteja acompanhada por outros sintomas

O momento em que a criança deixa de usar fraldas é marcante tanto para ela quanto para os pais. Isso geralmente acontece por volta dos dois ou três anos de idade, quando ela já tem a capacidade de controlar a vontade de urinar. No entanto, devido a uma série de fatores, pode acontecer de a criança acabar molhando a cama de vez em quando.

Caso isso aconteça, não há motivos para preocupação: segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, até os cinco anos isso é considerado normal, desde que ocorra no máximo uma vez por semana e não esteja associado a outros sintomas.

“Se a criança sente dores ao urinar, costuma sair correndo para não fazer xixi na roupa, tem perdas involuntárias de urina durante o dia ou apresenta um quadro de infecção, o problema pode ser complexo e precisar de acompanhamento médico”, explica Laura Jun Sato, pediatra da Universidade Federal do Paraná.

Veja, a seguir, quais são as causas mais comuns da enurese infantil – termo científico do popular “xixi na cama”.

• Imaturidade neurológica no mecanismo de acordar
O sistema nervoso leva um certo período para se adaptar a novas situações. Assim, pode levar um tempo até haver a ligação automática entre estar com a bexiga cheia e o ato de acordar, capacidade que, com o tempo, todas as pessoas desenvolvem.

• Predisposição genética
A possibilidade dos filhos fazerem xixi na cama aumenta 45% se um dos pais passou pelo problema na infância, e pode chegar a até 75% se os dois tiveram enurese infantil.

• Produção de maior quantidade de urina durante o sono
Normalmente, as pessoas produzem menor quantidade de urina durante o sono devido à ação de um hormônio chamado vasopressina. “Nas pessoas com enurese noturna, a produção deste hormônio pode ser menor, e a micção ocorre porque o volume produzido é maior do que a capacidade da bexiga”, esclarece a pediatra.

• Fatores emocionais
Para José Gabel, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, esta é a principal causa do xixi na cama. Talita Miranda, pediatra do Hospital do Mandaqui, em São Paulo, dá um exemplo: “É comum acontecer de uma criança ficar com ciúmes quando vê a mãe cuidando do irmãozinho mais novo. Para voltar a receber atenção integral, ele começa a se comportar como um bebê”.

O que fazer?
Somente um médico especialista, após conhecer o histórico da criança, examiná-la e solicitar exames, poderá indicar o tratamento ideal para cada caso. Portanto, caso seu filho esteja fazendo xixi na cama com frequência, é essencial marcar uma consulta. Mas você pode ajudar com algumas medidas práticas – confira:

• Estimular a criança a fazer xixi antes de dormir e ao levantar
Para Laura Sato, “é essencial criar o hábito de urinar logo antes de deitar e ao acordar, esvaziando completamente a bexiga”.

• Restringir líquidos
O ideal é que seu filho não tome líquidos pelo menos duas horas antes de deitar, até que tenha total controle sobre sua vontade. Também é recomendado não oferecer à criança produtos que contenham cafeína, pois ela é diurética e estimula a contração da bexiga.

• Recompensar pelas noites ‘secas’
A motivação é fundamental. Os pais devem valorizar cada dia de vitória, com elogios, carinho, demonstrando seu contentamento e participando ativamente do tratamento. Tenha em mente que o ato de fazer xixi na cama pode influenciar negativamente a personalidade da criança, pois ele causa vergonha e culpa. Por isso, esteja sempre ao lado de seu filho e não o repreenda caso ele molhe a cama. Não se esqueça de que o apoio dos pais é fundamental.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra



Comentários

andréa - 15/08/2011

nunca briguem com as crianças, isso sim causa problemas emocionais e procura um urologista infantil

maria ramos - 15/08/2011

observem bem: elogios e carinho quando a criança amanhecer sequinha... jamais, nunca a repreenda.

renan - 15/08/2011

eu fiz até os 14 anos, sem brincadeira. um dia simplesmente parou e nunca mais aconteceu.

cida - 22/07/2013

meu filho tem 5 anos e ainda faz xixi na cama ...

  • 1 de 1
  • 1
Floco de gelo

Veja Também

» Conheça o Terra em outros países
Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2011, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial