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Alimentação

Alimentos ajudam a diminuir o enjoo na gravidez

A gestação é um fenômeno fisiológico em que o organismo da mulher sofre intensas alterações. Umas das consequências mais desagradáveis desse processo é o enjoo que as futuras mamães sentem geralmente pela manhã – 80% das gestantes têm náuseas especialmente no primeiro trimestre da gestação e melhoram por volta da 20ª semana. No entanto, alguns alimentos ajudam a aliviar o desconforto.

As nutricionistas de São Paulo Ana Cláudia Lourenção, formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Nutrição pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), e Carolina Medina, graduada na PUC-Campinas e especializada em nutrição clínica funcional, dão dicas pontuais do que a futura mamãe deve comer para se sentir melhor.

Espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião, frutas cítricas e grãos integrais: esses alimentos são ricos em ácido fólico, uma vitamina do complexo B, que é um nutriente fundamental para as gestantes. Além de ajudar na formação do tubo neural e dos tecidos do embrião, ainda estimulam a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico e auxiliando na diminuição dos enjoos.

Biscoitos salgados e torradas: o jejum prolongado é um dos fatores que provocam o enjôo, por isso é muito comum que as grávidas sintam náuseas pela manhã. Comer lentamente de um a dois biscoitos salgados ainda na cama ajuda a controlar essa sensação ruim.

Peixes, frango, ovos, cereais integrais, soja: a deficiência de vitamina B6 está relacionada a sintomas de náusea gestacional, por isso não deixe de ingerir alimentos que são fonte desse nutriente.

Banana nanica: a banana nanica é duplamente indicada por ser uma boa fonte de vitamina B6 e potássio. A vitamina B6 evita o enjoo; já o potássio controla os vômitos.

Bebidas frias e ácidas: tomar limonada sem açúcar ou acrescentar gotas de limão na água ou nos chás são ótimas maneiras da gestante se manter bem hidratada e ainda diminuir o enjoo. Outra dica é temperar alimentos com limão.

Abacaxi e caqui: além de aliviarem a ânsia, essas frutas são fontes de vitamina C, nutriente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta.

Laranja-pera, tomate, vinagre de maçã: alimentos ácidos são bem tolerados, portanto, invista neles.

Gengibre: uma sugestão é fazer um chá ou cortá-lo em lascas para colocar na salada. Fazer um suco de abacaxi com gengibre também vale.

Arroz, macarrão, batata, pães: alimentos ricos em carboidratos são de fácil digestão e, por isso, ajudam a controlar o enjoo. Além disso, fornecem energia para a gestante. Prefira sempre as versões integrais, pois possuem mais fibras e nutrientes.

Iogurtes: a intolerância ao leite é muito comum na gestação e pode causar enjoo. Substituir o leite pelo iogurte ajuda a garantir o consumo de cálcio e a diminur as náuseas, pois ele é digerido pelo estômago mais facilmente. Prefira os iogurtes com probióticos, que também ajudam no bom funcionamento do intestino.



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Comentários

rafael - 26/08/2011

parabéns às nutricionistas, dessa maneira a gravidez pode ser mais prazeirosa ainda!!

leticia ferreira - 15/12/2013

adoreeeeeeei, estou sentindo muuito enjoos.. isso me ajudou bastante (:\'

jossiclécia dias - 28/01/2014

adorei as dicas!muito importante.

rosy - 29/03/2014

muito obrigado estou sofrendo muito com esse enjoos...valeu bjssssss

simone soares da silva - 03/04/2014

adoerei as dicas pois tudo que como nao ficar no meu estomago e verdade que o ovo almentar o enjoo

karla - 03/04/2014

até onde os médicos me informaram, o gengibre é abortivo. melhor não ingerir.

sualene - 27/05/2014

boas dicas mas eu tambem estou enjoando muito frutas citricas nao estao mim ajudando muito

adriana correia - 28/05/2014

muito obrigada pelas dicas, estou no 2º mês de gestação e sofrendo muito com esses sintomas!!!

erika - 01/06/2014

gostei das dicas ,vou segui-las passo a passo,pois estou sofrendo muito com esses enjoos...valeu..

suzy - 24/06/2014

nossa mt bom essas dicas adorei to mt mt mt enjoada!aff kkk vcs me salvaram kkkk

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