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Para a mamãe

Durma bem nas últimas semanas de gestação

Nos últimos meses de gravidez, dormir se torna uma tarefa difícil e, até encontrar uma boa posição para que a barriga e a dor nas costas não incomodem muito, é comum a gestante ter várias noites insones.

 

A partir da 28ª semana de gestação, o útero fica maior e comprime a veia cava, dificultando a circulação e causando grande desconforto e mal-estar. A mamãe Débora Barone, que deu à luz uma menina há 3 meses, só conseguia dormir de lado. “No oitavo mês de gravidez, a barriga incomodava muito e, às vezes, colocava algumas almofadas nas costas para aliviar”, diz ela.

 

Segundo o ginecologista José Domingos Borges, do Hospital Nove de Julho, essa realmente é a melhor posição. “Quando a gestante dorme de lado, o útero se desloca para a extremidade esquerda e descomprime a veia cava, melhorando o fluxo sanguíneo e o placentário [da placenta]”, diz. “Essa descompressão do útero diminui inclusive as tonturas e o mal-estar ocasionados pela queda de pressão”.

 

Outra forma de aliviar os desconfortos que aparecem principalmente no último trimestre é a prática de exercícios físicos. “É sempre recomendável fazer exercícios leves, como a caminhada, por exemplo. A hidroginástica alivia bastante a dor lombar das gestantes, que muitas vezes têm um sono difícil por conta desse incômodo. Qualquer atividade física incrementa mais o sono”, recomenda Borges.

 

“O ideal é já se acostumar desde o começo a dormir de lado. Há gestante que dorme com a barriga para cima, mas essa é a pior posição, porque no final ela pode ter queda de pressão significativa, podendo inclusive prejudicar o bebê”, alerta o ginecologista e obstetra e diretor-assistente do Hospital Maternidade Cachoeirinha, José Benedito Bragaginolo Rizzi.

 

Rizzi dá outras dicas simples para evitar o desconforto. “O importante é procurar relaxar ao máximo, principalmente as gestantes que têm a barriga e abdômen muito grande e também as que estão grávidas de gêmeos”, orienta. Além disso, ele aconselha a tomar um banho morno para relaxar e a não ingerir muito líquido antes de se deitar, pois, durante a gravidez, há um aumento natural do volume sanguíneo. “Se ingerir muito líquido, a mulher vai levantar várias vezes durante a noite para urinar”.

 

Além disso, dormir com roupas confortáveis e não se alimentar com comidas pesadas evita náusea, inchaço e dor de estômago. Verificar o colchão e o travesseiro também ajuda. “Averigue se o colchão não é duro ou mole demais e se não possui ondulações. O travesseiro também não deve ser nem muito alto nem muito baixo. Para aquelas que sentem dores nas pernas ou têm varizes, o ideal é colocar na parte inferior da cama algo para erguer o colchão, assim as pernas ficam mais elevadas”, sugere Rizzi.



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