Patrocinado por:

Para a mamãe

Como combater o refluxo na gestação

Queimação no estômago, salivação e eructação, este último popularmente conhecido como arroto. Esses são alguns sintomas do refluxo gastroesofágico, motivo de reclamação da maior parte das gestantes, por causar azia, tosse e deixar aquele gostinho ruim na boca.

 

Segundo Eduardo Cordioli, obstetra e ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, o refluxo acontece devido à ação do hormônio progesterona junto à pressão abdominal causada pelo crescimento do útero. “O esôfago, que é o tubo que leva a comida para o estômago, contém uma espécie de aro chamado esfíncter, que empurra o alimento digerido para baixo. O aumento da progesterona causa o relaxamento do músculo liso do esfíncter, fazendo com que haja refluxo do material ácido do estômago e do esôfago”, explica.

 

A jornalista Gisele Alexandre, grávida de 11 semanas, percebeu o refluxo há pouco tempo, quando os enjoos dos primeiros dias diminuíram. “Tive muito enjoo no começo, por isso não conseguia identificar o refluxo. Percebi há pouco tempo que alguns alimentos me fazem arrotar e me dão uma sensação de queimação no estômago muito ruim”, diz.

 

Outro sintoma bastante conhecido pelas futuras mamães é o aumento da salivação. Isso acontece porque o corpo entende que a mulher não está digerindo bem o alimento e aumenta a produção de saliva, que contém enzimas digestivas.

 

Alivie o problema com alimentação

Não existe milagre para evitar o desconforto do refluxo, mas cuidar da alimentação pode aliviar bastante o problema. Primeira lição: nada de comer por dois. O ideal é fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia, para não sobrecarregar o estômago. “A gestante deve fazer pelo menos seis refeições por dia, em um intervalo de três em três horas, e evitar comer muito de uma vez só. Os pratos cheios fazem mal à grávida porque o estômago dela fica horizontal, o que atrapalha o trabalho do esfíncter”, ressalta o obstetra.

 

Alimentos muito quentes e gordurosos também devem ser evitados, bem como extrato de tomate, refrigerantes, café, chocolate e frutas ácidas. “Sorvete de massa e derivados de leite acentuam o problema, ao contrário de picolés que aliviam bastante a sensação de azia”, sugere Eduardo.

 

Apesar da correria do dia a dia, a recomendação é que as gestantes organizem sua alimentação para não correrem o risco de ter de apelar para as famosas “junkie foods”. Preparar uma lancheira, com frutas, sucos e sanduíche integral, é uma ótima opção. Outras ações que ajudam a amenizar o refluxo: não se deitar por pelo menos duas horas depois das refeições e colocar mais de um travesseiro na cama, para dormir em uma posição inclinada (quase sentada). Lembre-se de que levantar o pé da cama também ajuda nessa opção.

 

Medicamentos devem ser tomados apenas com a prescrição de um médico. Atenuar os desconfortos do refluxo é mais umas das vantagens de fazer o pré-natal. Assim, a futura mamãe vai se sentir melhor e aproveitar esse momento tão especial que é a gravidez.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra



Comentários

deia silva - 27/02/2012

\"a jornalista gisele grávida de 11 meses?!

nayara - 16/10/2013

estou nÃo consigo comer minha comida.sinto muita fome,mas sÓ o cheiro me deixa muito mal.

daniela dias - 10/09/2013

nossa meu refluxo é muito forte e mesmo mudando a alimentação está cada vez pior, estou de 30 semanas

roberta dos santos caldeira - 22/08/2013

estou gravida de 30 semanas pois tudo que como a noite começo a arrotar depois vomito .

iana - 06/08/2013

estou com 35 semanas. o refluxo começou a um mês +ou-, as vezes basta um copo d\'água e pronto.

simone aparecida morais - 17/03/2013

estou grávida de 28 semanas e mto refluxo,mais agor vou mudar minha alimentação tomar q ajude.

adriana - 27/12/2012

meu refluxo e muito forte estou com 12 semanas e nao consigo me alimentar me ajudem

alessandra - 07/10/2012

deve-se elevar o pé da cama? não seria a cabeceira?

ale - 21/09/2012

gravida de 11 semanas...rsrs

mirele - 08/11/2013

estou gravida de 33 semanas e nao aguento mais o refluxo ja perdi 3kg oq posso fazer?

  • 1 de 1
  • 1
Floco de gelo

Veja Também

» Conheça o Terra em outros países
Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2011, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial